Cloridrato de amitriptilina engorda? Saiba os efeitos colaterais
Cloridrato de amitriptilina é um remédio para depressão e algumas dores. Seu uso vem sendo associado ao ganho de peso por alguns pacientes. Surgiu então a pergunta “ Amitriptilina engorda?”.
Antes de responder essa questão, vamos entender mais sobre o medicamento e como ele atua no organismo.
O que é a Amitriptilina?
Amitriptilina é um medicamento utilizado principalmente para o tratamento da depressão e, em outros casos, da enxaqueca e dos transtornos de ansiedade. Ele funciona principalmente inibindo a recaptação da serotonina, causando um efeito calmante e sedativo.
Quem pode tomar este medicamento?
Este medicamento é prescrito por um médico psiquiatra, que vai averiguar a sua necessidade. Antes de prescrevê-lo, normalmente, o especialista vai tentar o uso de outras drogas menos agressivas.
Caso o tratamento com outro medicamentos não tragam o resultado esperado, a amitriptilina poderá ser indicada. Ela é aplicada para pacientes com ansiedade, insônia, dores crônicas, fibromialgia, síndrome do intestino irritável e cistite intersticial.
Também é aplicado na prevenção da enxaqueca e no tratamento da bulimia.
Posso parar de tomar cloridrato de amitriptilina por conta própria.
Ainda que essa medicação não cause dependência, sua interrupção abrupta pode provocar alguns efeitos indesejados e causar incômodos ao paciente. Portanto, se você deseja descontinuar o uso, entre em contato com seu médico.
Provavelmente, ele orientará você a ir diminuindo gradativamente o uso até que pare de vez de tomar. É importante seguir suas orientações para que os efeitos do desmame sejam minimizados e você possa seguir sua vida sem ele.
Efeitos colaterais comuns da Amitriptilina
Mesmo sendo tomado da maneira correta, esta droga pode causar alguns efeitos colaterais como:
- Constipação
- Boca seca
- Tontura
- Sonolência
- Cansaço
- Dificuldade para urinar
- Fraqueza
- Dor de cabeça
Cloridrato de amitriptilina engorda?
Algumas pessoas relatam ganho de peso com o uso desta medicação. Listamos algumas causas possíveis desses relatos com base em estudos publicados em uma repositório internacional de artigos científicos.
10 razões pelas quais a amitriptilina causa ganho de peso
Há uma série de pesquisas conduzidas com Cloridrato de amitriptilina para investigar como a droga pode causar ganho de peso.
Há muito que os investigadores afirmam que este medicamento pode alterar os seus níveis hormonais, fazer com que anseie por doces / hidratos de carbono e aumentar o apetite.
Se você ganhar peso enquanto toma este medicamento específico, a seguir estão alguns motivos que podem ajudá-lo a entender o porquê.
Aumento do apetite
Alguns estudos determinaram que a amitriptilina pode ser administrada a indivíduos que sofrem de distúrbios alimentares como anorexia e efetivamente aumentar o apetite.
Se você tem tomado o medicamento e percebe que está com muito mais fome do que o normal, pode ser que o medicamento esteja fazendo você sentir mais fome do que o normal (por vários motivos).
Desejo de carboidratos
Há vários estudos que descobriram que aqueles que tomam amitriptilina tendem a sentir um aumento no desejo por “doces” e carboidratos. Sabe-se que os carboidratos causam ganho de peso se não forem usados de maneira adequada ou ingeridos em excesso.
Os desejos podem originar-se indiretamente do efeito dessa droga de elevar os níveis de serotonina – um neurotransmissor diretamente ligado aos carboidratos.
Redução da depressão
Algumas pessoas deprimidas tendem a comer menos, levando à perda de peso. Supondo que esse medicamento esteja funcionando para tratar eficazmente a depressão, a pessoa pode perceber que deve retomar os hábitos alimentares normais.
Isso pode levar a pessoa a voltar a ganhar o peso perdido durante um episódio depressivo.
Armazenamento de gordura
O corpo tende a armazenar gordura de maneira diferente quando estamos tomando certos medicamentos antidepressivos em comparação com o funcionamento homeostático.
Isso se deve ao fato de que os medicamentos tendem a alterar as funções metabólicas, assim como vários hormônios.
Quando os níveis hormonais são alterados, algumas pessoas tendem a acumular gordura extra com relativa facilidade.
Níveis hormonais
Talvez outra pista importante para o ganho de peso que as pessoas experimentam com amitriptilina seja a mudança no nível de vários hormônios, particularmente o da “leptina”. Este hormônio está envolvido na regulação do apetite e na fome.
Quando os níveis de leptina aumentam (como é causado pela droga), sentimos fome com mais frequência e temos maior probabilidade de comer.
Redução da motivação
O fato de que este medicamento é conhecido por diminuir os níveis de energia em quem o toma, isso muitas vezes leva à redução da motivação. Quando sua motivação despencar, você terá muito mais dificuldade em fazer exercícios e planejar refeições saudáveis; isso leva ao ganho de peso.
Sedação
Um efeito colateral muito comum que as pessoas experimentam com a amitriptilina é a sedação. Este é considerado um dos medicamentos TCA mais sedativos, levando as pessoas a se sentirem cansadas, sonolentas e cansadas ao tomá-lo.
Se você se sentir mais cansado do que o normal, pode acabar se exercitando menos e dormir mais – levando a menos calorias queimadas e um metabolismo mais lento.
Metabolismo lento
Acredita-se que você possa experimentar um metabolismo lento como resultado de muitos dos outros fatores desta lista.
Supondo que a droga altere seus hormônios e faça você se sentir sedado, esses efeitos por si só podem contribuir para um metabolismo lento.
Outros especulam que as mudanças fisiológicas induzidas por drogas resultam em uma desaceleração do metabolismo – levando ao ganho de peso.
Se você manteve a mesma dieta e hábitos de exercício durante todo o tratamento que fazia com o pré-medicamento, e ganhou peso, isso pode ser devido à desaceleração metabólica.
Alimentação social
Se o medicamento estiver funcionando bem para tratar sua depressão e / ou ansiedade, há uma chance de você começar a se socializar com mais frequência.
A socialização frequente muitas vezes leva a refeições sociais ou a comer fora com amigos. Se você acabar comendo fora mais do que o normal, provavelmente vai acabar ganhando peso.
Percepção do paladar
Quando deprimidas, algumas pessoas afirmam ter uma percepção embotada do paladar ou que a comida simplesmente não parece ter o mesmo toque especial.
Se este medicamento funcionar bem para melhorar o seu humor, você pode descobrir que o seu paladar também melhora, levando-o a comer com mais frequência (e possivelmente porções maiores), o que pode levar ao ganho de peso.