4 dicas para não errar na escolha do dentista
Por que é importante ir ao dentista
A saúde bucal das pessoas deve ser considerada tão importante de ser avaliada e tratada como qualquer outra parte do corpo humano.
Problemas relacionados ao mal cuidado e higiene da saúde bucal ou falta de atenção a problemas que a mesma possa estar apresentando pode levar a pessoa a ter sérios problemas locais e de dores na região.
Dado a importância de se cuidar bem dessa área, é recomendado que a pessoa vá ao dentista em um intervalo de no máximo de 6 meses a cada ano, isso significava umas 2 vezes ao ano no total.
Porém, esse período pode ser menor para pacientes com doenças que requerem um tratamento mais detalhado e para crianças que estejam cuidado de cáries ou façam manutenção do aparelho ortodôntico.
4 passos para acertar na escolha do seu dentista
Abaixo, segue quatro passos importantes para serem analisados antes de você escolher o profissional dentista que irá cuidar da sua saúde bucal, como também da saúde bucal dos seus filhos e de toda a sua família.
Avalie recomendações, reputação e credibilidade
Os comentários boca a boca são muito importantes nesse momento de se cuidar da sua própria boca (olha que até faz sentido, não é?)
Às vezes podemos escutar de amigos e familiares que determinado dentista cobra mais caro para realizar os seus procedimentos, enquanto um outro cobra um valor absurdamente mais baixo para fazer o mesmo procedimento.
Nesse momento, todo cuidado é pouco na hora de decidir em qual ir, porque se você optar em ir pagar o mais barato e ter um serviço com uma qualidade baixa, depois de um tempo, precisará ir no profissional que considerava mais caro para acertar o erro do outro.
Por conta de um primeiro serviço mal feito, você pode ter que pagar mais caro ainda para o bom profissional arrumar o erro do outro.
De forma alguma queremos dizer aqui que somente os dentistas que cobram valores mais altos são os melhores do mercado, isso certamente não é verdade de forma alguma.
Mas se você entender e pesquisar que a maioria dos dentistas cobra um valor médio para dado procedimento, isso com algumas pequenas oscilações, e um outro determinado dentista cobra um valor muito abaixo dessa média, nesse caso específico, recomendamos que você tenha muita atenção e cuidado antes de optar pelo procedimento que, nesse primeiro momento, possa parecer mais barato.
Analise a estrutura do local
Esse ponto é de extrema importância, sempre analise muito bem a estrutura, limpeza e seriedade do local onde você deseja cuidar da sua saúde bucal.
As clínicas odontológicas que não atendem aos requisitos mínimos de limpeza, organização e acolhimento dos seus pacientes certamente têm poucas chances de permanecerem em funcionamento por um bom tempo.
Sempre opte por clínicas limpas, que utilizem materiais descartáveis e que preze por um bom e acolhedor atendimento para o seu paciente.
Confira sobre os serviços oferecidos
Alguns consultórios de dentistas podem oferecer vantagens adicionais quando comparados aos demais.
Consultórios que possuem tecnologias mais avançadas certamente devem ser vistos com muita atenção e consideração acerca dessas facilidades, pois esses serviços de ponta podem tornar os seus procedimentos mais rápidos, indolores e com melhor resultado.
Um exemplo de consultório que conta com os equipamentos mais modernos e exclusivos do mercado no ramo de saúde bucal precisa contar com uma estrutura muito acolhedora, trabalha com serviços tecnológicos de ponta para que os pacientes façam acompanhamento dos seus tratamentos até de forma remota, com o envio de e-mais para você saber do seu progresso e futuros desafios e necessidades.
Claro que isso depende exclusivamente do caso que será tratado, por isso é importante que você analise e pesquise clínicas conforme a necessidade do procedimento que você irá realizar na sua boca.
informe-se sobre a especialização do profissional
Se foi recomendado para você a utilização de um aparelho ortodôntico, é necessário que você pesquise e consulte profissionais que façam a colocação do aparelho e a manutenção do mesmo.
Vale lembrar que um dentista é como um médico, ao qual cada um segue um ramo de especialidade que melhor lhe convém e se especializa.
Nem todos os dentistas trabalham com todos os diversos problemas que envolvem a saúde bucal.
Considerações finais acerca da escolha de um bom dentista
Esperamos que com as dicas acima você entenda a importância de verificar todos os pormenores antes de escolher o dentista que cuidará da sua saúde bucal e da sua família.
Na boca, também podem ser identificadas muitas doenças sérias que acometem os seres humanos, como diversos tipos de câncer.
Por essa razão, indicamos que esse tema seja seriamente levado em consideração por você, para que o profissional escolhido seja comprometido, sério e que te acompanhe por um bom período de tempo cuidando da sua saúde bucal.