Meias de compressão: O que é?

0

Com o intuito de diminuir as dores provocadas por passar um longo período em pé e amenizar a sensação de cansaço sentida nas pernas, as meias de compressão são muito úteis.

No mercado é possível encontrar vários modelos disponíveis, alguns deles possuem finalidade específica, outros são apenas para uso comum. Meias de compressão são utilizadas como produtos médicos e hospitalares.

Da mesma forma que o uso de óculos escuros dão conforto para quem usa, mas usá-lo não é obrigatório, o uso das meias de compressão segue o mesmo raciocínio, elas podem atuar de forma preventiva, ou seja, para diminuírem o cansaço sentido nas pernas, além disso, as meias de compressão também podem ser usadas, em alguns casos, auxiliando o tratamento de trombose, existindo também as meias esportivas e as meias de compressão para uso no pós-cirúrgico. O que é Meias de compressão? 

As meias de compressão podem ser consideradas artifícios muito úteis para prevenir e combater problemas de circulação na região das pernas, para isso devem ser usadas da maneira correta. São feitas de material elástico e podem auxiliar melhorando a circulação sanguínea nas pernas.

Para que servem as meias de compressão?

As meias que possuem compressão são muito usadas para auxiliar no tratamento de doenças que prejudicam a circulação do sangue na região das pernas.

Também é comum que sejam indicadas para serem usadas combatendo o aparecimento de varizes, em casos de insuficiência venosa, inflamação dos vasos sanguíneos e para evitar casos de trombose.

Qualquer pessoa que não tenha nenhum problema referente a circulação do sangue nas pernas pode fazer uso dessas meias, pois elas  também atuam de maneira preventiva. 

É muito comum ver pessoas de mais idade fazendo uso de meias de compressão, geralmente, esse grupo de pessoas preferem as que têm menos estilo, mas há uma grande variedade de modelos, de cores e o mais importante, de grau de compressão. 

O grau de compressão é a qualidade de maior importância e a que deve ser melhor avaliada, uma vez que a capacidade que a meia tem de comprimir é o que vai definir se ela serve ou não para determinada situação.

Como utilizar uma Meia de compressão?

Passar o dia todo em pé ou muitas horas do dia pode causar uma sensação indesejada de cansaço, de peso e fadiga na região das pernas. Sentir esse desconforto pode ser normal, mas também pode ser um indicativo de problemas na circulação do sangue. 

A causa desse problema pode ser proveniente da situação na qual o sangue apresenta dificuldade para retornar ao órgão que vai bombeá-lo novamente, o coração.

Geralmente essa dificuldade se dá porque a posição e a distância que o sangue está em relação ao coração facilita para que isso ocorra, no caso, estamos falando do sangue que circula nos membros inferiores. 

O bloqueio do fluxo do sangue é facilitado pela posição em que passamos o dia, no caso, em pé e por um longo período. Nesse caso, as meias de compressão atuam de forma que esse bloqueio não aconteça. 

Elas possuem a capacidade de pressionar os membros inferiores fazendo com que o sangue seja estimulado a subir, fazendo com que ele tenha um fluxo melhor e retorne sem dificuldade para o coração.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que elas são desconfortáveis, a verdade é que não são. O uso correto delas em conjunto com outras medidas aliviam e muito a sensação desagradável de fadiga sentida nas pernas.

Quando devo usar meias de compressão?

Há dois tipos de meias, as meias de compressão e as meias de compressão preventivas. As meias de compressão servem para tratar muitas doenças e também podem agir prevenindo que outras apareçam, como tromboses e as indesejadas varizes.

As meias de compressão preventivas são recomendadas para o caso das pessoas que passam longos períodos sem mexer as pernas, como é o caso de trabalhadores de escritório, pessoas que estão fazendo uma viagem de longa duração e muitos outros. 

Ficar muito tempo sem mexer as pernas ou em pé são condições ideais para o aparecimento de doenças circulatórias, em especial, nas pernas. Por isso, as meias de compressão são uma ótima escolha para esses casos. 

Além de serem usadas também em casos mais sérios, como: pessoas em situação de pós-trombose e eletroterapia.

Qual a forma correta de usar meias de compressão?

No momento de vestir as meias algumas dúvidas podem aparecer, como elas são bem arrochadas pode ser que muitas pessoas encontrem dificuldade para vestir, mas com o tempo elas se acostumam. 

É bom ter um pouco de cuidado quando for vestir, para que não aconteça de rasgar ou danificar as meias, no geral, é bem simples vesti-las. 

Há uma sequência de ações que podem ajudar no momento de vestir as meias, mas antes disso, é importante retirar os anéis dos dedos, estar com as unhas cortadas e para evitar mais dificuldade, estar com as pernas bem secas. Confira o passo a passo de como vestir a meia de forma correta e evitar estresse nessa hora:  

  • Após retirar as meias da sua embalagem, coloque as mãos por dentro de uma das meias e sustente de forma que fique próxima do calcanhar;
  • Use a outra mão para virar a meia de dentro para fora, de forma que ela fique do avesso;
  • Vista  a meia no seu pé, deixando ela bem justa;
  •  Agora deslize a meia suavemente pela sua perna;
  • Depois de atingir a altura desejada, ajuste-a de maneira uniforme, ou seja, ela deve ficar lisa sem pregar ou partes frouxas.

Qual a melhor meia de compressão para varizes?

Existem meias de compressão suave (até 20 mmhg) , média (de 20 a 30 mmhg) e alta 1(de 30 a 40 mmhg). Para as pessoas que têm varizes as meias mais recomendadas são de compressão suave, pois não há necessidade de muita compressão, já que não é um problema tão sério e pode ser amenizado com pouca compressão e algumas medidas individuais.

Qual o preço das meias de compressão?

Os preços são muito variados, já que dependem da marca, da loja e do tipo de meia. Em geral, é possível encontrar meias de boa qualidade e alta compressão na faixa de preço entre 100 a 200 reais. 

Pode dormir com meias de compressão?

Não se deve dormir com as mais de compressão, principalmente se for de média ou alta compressão. Pois as meias comprimem a circulação e podem ter efeito indesejado se dormirmos com ela, já que deitados o retorno do sangue ao coração acontece de forma natural e com mais facilidade. Nunca durma com a meia de compressão, a menos que seja sob orientação médica.

Pode tomar banho com meia de compressão?

Não é recomendado tomar banho com as meias, isso pode prejudicar a qualidade das meias, fazendo com que elas percam a capacidade de comprimir e diminuir sua vida útil.