Tomate preto: O tomate geneticamente modificado

0

Quando você vai ao mercado à feira em busca de tomates, qual é o seu parâmetro para escolher os frutos? Você certamente seleciona os mais vermelhinhos, brilhantes e suculentos, não é mesmo?

Mas e se você se deparasse com uma banca que expusesse tomates completamente pretos? Você se atreveria a experimentar essa esquisitice?

De acordo com o Daily Mail, o tal tomate preto é uma nova variedade  chamada Indigo Rose que tem o potencial de combater condições como a diabetes, a obesidade e até o câncer.

Segundo a publicação, o fruto é rico em antocianina, um poderoso antioxidante que também é o responsável pela pigmentação da pele do tomate.

Quem criou o tomate preto?

O tomate preto foi criado pelo professor Jim Myers, da Universidade de Oregon, nos EUA, e surgiu após um estudante de pós-graduação ficar interessado nos benefícios para a saúde contidos em tomates. 

Eles encontraram alguns tomates com pigmentação roxa, o que revelou que as antocianinas estavam fornecendo a cor, o mesmo constituinte das blueberries. 

Os cientistas cruzaram os tomates roxos com alguns tomates selvagens e finalmente veio uma cepa preta. Esta é a primeira vez que eles estão disponíveis para compra no Reino Unido.

De onde vem o tomates preto?

Os novos frutos foram desenvolvidos pela Universidade Estadual do Oregon, nos EUA, e começaram a ser produzidos na Inglaterra.

O responsável pelo cultivo, Ray Brown, de Devon, recebeu um pacote misterioso contendo sementes identificadas apenas como “tomates pretos” e a surpresa foi enorme quando as plantinhas começaram a crescer.

Conforme explicou, a coloração da pele do fruto se deve justamente pela ação do antioxidante que, por sua vez, pode ser encontrado naturalmente em vários vegetais e frutas. 

Durante o processo de amadurecimento, os tomates vão passando de um tom roxo azulado até se tornarem completamente pretos, e atualmente Brown possui três plantas, cada uma delas produzindo, em média, 20 tomates com as peles pretas e o interior bem vermelhinho.

Como conseguir um tomate preto?

Se você deseja conseguir esses belos tomates pretos, vai ter que estar disposto a passar por um processo demorado e caro. Como eles estão sendo testados para saber seu real potencial nutricional, poucas pessoas têm acesso a essa novidade.

Você pode entrar em contato com algum vendedor de alimentos naturais ou fazer uma encomenda pela internet, geralmente conseguir suas sementes é uma opção melhor pois não corre risco da carga estragar e sai bem mais barato do que fazer a encomenda da própria fruta.

O tomate preto é gostoso?

De acordo com o criador dessa novidade diferente, o tomate preto é doce quanto os tomates originais, com a ressalva de que sua acidez é um pouco maior.

Claro que devemos levar em consideração que é um alimento novo e vai sofrer alguns ajustes e isso pode mudar bastante o gosto, o tempo que ele leva para ser cultivado entre outras coisas.

O que as pessoas acharam dessa novidade?

As pessoas estão apaixonadas pelos tomates pretos, a cor púrpura atrai o seu interesse e, por ser extraordinário, as pessoas tendem a esperar sabor impressionante também.

Ela tem um bom equilíbrio entre açúcares e ácidos e tem gosto de tomate. As antocianinas são essencialmente de gosto ruim. 

Durante o processo de crescimento, estes tomates começam verdes, como um tomate normal. Ele só vai ganhar sua cor preta quando exposto à luz solar. Isto é porque as antocianinas são produzidas na fruta somente quando a luz atinge a superfície. 

Isso é bastante curioso e atraiu a atenção de muita gente, com isso o tomate preto vem sendo bem aceito por curiosos e até por pessoas que têm o privilégio de incluir esse alimento nas suas refeições.

Não é a primeira vez que surgem tomates de cor diferente 

Não é a primeira vez que os tomates mudam de cor (na cultura popular), afinal as primeiras variedades de tomate “descobertas” eram de um amarelo dourado, com o tempo e a interferência do homem os tomates ficaram com a cor e aparência que conhecemos hoje.

Entretanto, temos que admitir que preto para um tomate é uma cor bastante incomum e chama muita atenção de curiosos e entusiastas dos ramos da genética e da agricultura.