O que são produtos naturais?

0

Quando você ouve a palavra natural, o que vem à mente? Terra, água, natureza, vida…Pois saiba que os produtos naturais têm muita relação com tudo isso! Eles são livres das influências da massificação das indústrias, dos químicos e são elaborados por meio de substâncias extraídas dos seres vivos, principalmente plantas e ervas. No entanto, também há produtos naturais de origem animal, como linguiças defumadas, mel, queijos, entre outros. 

Com o objetivo de esclarecer mais o assunto, além de explicarmos as diferenças com os integrais e orgânicos, elaboramos este post com várias informações interessantes. Venha com a gente e conscientize-se! 

O que caracteriza os produtos naturais?   

Os produtos naturais são elementos de origem vegetal ou animal que não recebem química em suas composições. No entanto, eles podem ser manipulados em laboratório com o objetivo de sintetizá-los, como na elaboração de um óleo essencial ou remédio homeopático. O que sempre é necessário é que sejam mantidas as características da natureza. 

Assim, uma erva x, como a de São João, que combate a ansiedade, por exemplo, pode ser utilizada em um floral, desde que seus elementos estejam devidamente respeitados, sendo utilizada com foco na cura da doença. Trata-se de uma alternativa para evitar o uso de medicamentos alopáticos, ou seja, que são produzidos pela indústria após pesquisas e testes, inclusive em animais ou seres humanos.  

Dessa maneira, muita gente é adepta dos produtos naturais em várias esferas, como estética e homeopatia, encontrando nas plantas e elementos da natureza as propriedades para enfrentar determinado problema. 

Quais são os benefícios dos produtos naturais?  

Basicamente, os produtos naturais são menos agressivos ao organismo, ou seja, os efeitos colaterais quase não existem, ao contrário dos remédios industrializados que chegam a danificar o fígado e também causam dependência química. 

Eles contam com componentes vegetais e propriedades medicinais cientificamente comprovadas, além de não agredirem ao meio ambiente. Outro ponto favorável é que diminuem os riscos de alergias e de doenças inflamatórias. 

Assim, podemos afirmar que os produtos naturais são excelentes para equilibrar a saúde física, mental e espiritual, além de serem amigos da natureza. 

Quais são as diferenças entre os produtos naturais, orgânicos e integrais?      

De uma forma geral, os produtos naturais são livres de químicos, como corantes, conservantes ou sabores artificiais. Eles são compostos por plantas, frutos e ervas vindos diretamente da natureza, sem grandes índices de gorduras ou calorias. Combatem o envelhecimento precoce e auxiliam na nutrição do organismo, aumentando a imunidade. 

Já os orgânicos são produzidos sem a utilização de agrotóxicos nas plantações. Trata-se de uma forma de plantio que respeita o meio ambiente, inclusive por meio de agroflorestas. Eles também não contam com conservantes químicos, valorizando a textura e sabores. Assim, são altamente nutritivos e bem mais saborosos. Como a produção é em menor escala, acabam tendo um valor de venda mais alto em comparação aos hortifrútis que recebem agrotóxicos ou defensivos agrícolas. 

E os integrais são os que vêm a partir dos cereais não processados, preservando as características originais. Exemplos são o farelo, aveia e gérmen de trigo. A vantagem é a riqueza das fibras e o baixo nível de calorias, sendo excelentes em dietas ou para suprir as necessidades básicas de vitaminas e fibras. 

E você, já segue uma alimentação balanceada. Deixe aqui o seu comentário e conte a sua experiência!