Melhores exercícios para idosos em casa

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A prática de atividades físicas é fundamental não só para os mais jovens, mas mostra-se essencial também aos mais velhos. Ela ajuda a bem viver por mais tempo sem sofrer com doenças, mantendo-se ativo com mais energia e o organismo funcionando corretamente.

Idosos que não querem ir para a academia podem se exercitar em casa mesmo, pois há uma série de atividades muito práticas e outras que podem ser adaptadas para qualquer espaço que você tiver. A seguir, descubra quais são os melhores exercícios para idosos em casa. 

Como praticar exercícios na terceira idade? 

Para muitos, praticar exercícios na terceira idade parece algo impossível, mas na verdade o corpo precisa se adaptar a essa nova realidade. Se não o movimentarmos, vai parecer cada vez mais difícil, sofrendo com dores e sem condicionamento físico.

Para praticar exercícios na terceira idade, é preciso antes de tudo fazer uma revisão completa e estar ciente de como anda a sua saúde. Você também deve seguir todas as orientações médicas, pedindo recomendações de atividades que são adequadas para suas necessidades.

Com todos os exames em dia e o acompanhamento de profissionais da área da saúde, pode ficar muito mais fácil fazer exercícios na terceira idade. Você pode fazer no conforto da sua casa e com uma roupa bem confortável.  

Benefícios de exercícios para idosos 

Os exercícios para idosos podem ser extremamente benéficos e garantir uma excelente qualidade de vida, impactando na sua rotina e também a longo prazo. As atividades físicas contribuem para o bom funcionamento do organismo, além de ajudar a reduzir todos os danos que surgem com o passar do tempo.

 Isso significa que os exercícios para idosos podem ajudar:

  •  a combater a perda de flexibilidade,
  • dar resistência muscular, 
  • proporcionar equilíbrio e agilidade, 
  • atuar contra o enfraquecimento dos ossos e músculos. 

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Todas as capacidades físicas são melhoradas, garantindo uma melhor qualidade de vida e saúde por mais tempo. Os idosos tendem a sofrer bastante em relação a sua independência e autonomia e a prática de exercícios os ajuda a recuperar isso. 

Idosos se exercitando
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Com a atividade física na sua rotina, todas as demais atividades ficarão mais simples e serão melhoradas. Além disso, quanto mais o idoso cuidar de sua saúde, menores são as chances de surgir alguma doença crônica. 

Em geral, os benefícios dos exercícios para idosos são: 

  • melhora na mobilidade e no equilíbrio, 
  • aumento da autonomia e independência, 
  • melhora do condicionamento físico,
  • aumento da disposição, 
  • controle do peso, 
  • preservação das articulações, 
  • diminuição do estresse e da ansiedade, 
  • melhor qualidade de sono, 
  • melhora das dores e muito mais. 

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Cuidados na prática de exercícios na terceira idade 

Em todas as idades, é preciso ter alguns cuidados na hora de praticar exercícios físicos, mas isso é ainda mais importante na terceira idade. 

É fundamental que o idoso receba acompanhamento médico e a orientação de um profissional da área para definir quais exercícios serão realizados e todos os cuidados. 

Antes de começar a praticar exercícios em casa, o idoso deve consultar um médico geriatra e fazer todos os exames de rotina para se certificar de que está tudo bem e saber quais são as suas restrições. 

Senhor Saudável
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Outros cuidados também são importantes como: 

  • usar roupas leves e confortáveis, 
  • beber água frequentemente, 
  • começar devagar e ir aumentando a frequência e a intensidade das atividades de forma gradual, 
  • aguardar pelo menos 2 horas depois das refeições para se exercitar, 
  • Familiarizar-se com o local de realização do exercício para evitar possíveis quedas, entre outros. 

Exercícios adaptados para idosos 

Os exercícios para os idosos devem ser adaptados à realidade de cada um, respeitando suas doenças, suas limitações físicas e todas as demais restrições. 

Em função disso, é importante ter o acompanhamento de alguém da área da saúde, pois esse profissional irá avaliar essas situações e adaptar os exercícios para que possam ser realizados sem nenhum problema. 

A grande maioria dos exercícios indicados para idosos podem ser realizados normalmente, mas outros exigem uma adaptação que só pode ser feita por um profissional. 

Como os idosos podem praticar exercícios em casa? 

Para praticar os exercícios em casa, os idosos devem encontrar um local adequado, de preferência que seja arejado, com boa iluminação e com espaço suficiente para a realização de todos os movimentos. 

Casal maduro exercício
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Verifique se o local possui móveis e outros objetos que podem trazer risco para o idoso, movendo-os se necessário ou gerando adaptações para o ambiente. 

Os exercícios em casa podem ser realizados com o auxílio de cadeiras, mesas, colchonetes, bolas de pilates e diversos outros equipamentos. 

Melhores exercícios para idosos em casa 

Há alguns tipos de exercícios para idosos que são mais recomendados. Por exemplo, a dança é uma prática muito indicada para pessoas com mais de 60 anos e pode ser feita com o profissional que você contratar para lhe acompanhar. 

A dança ajuda a trabalhar diversos grupos musculares e traz benefícios relacionados principalmente à coordenação motora e ao equilíbrio muscular. É uma forma também de aumentar a autoestima do idoso que pode ser prejudicada nessa etapa da vida. 

O alongamento também engloba muitos exercícios que podem ser ideais para pessoas na terceira idade. Esses exercícios, que são mais simples e práticos, contribuem para a capacidade funcional e  melhorar a qualidade de vida. 

Outro exercício muito indicado para os idosos e que pode ser feito em casa é o pilates, pois todos os equipamentos da prática podem ser adquiridos e basta um pequeno espaço para a realização dos exercícios. 

Muitos idosos já praticam o pilates, pois a prática ajuda a movimentar diversos músculos do corpo. Com ele, a musculatura será fortalecida e também há o aumento da flexibilidade. 

Dicas para os idosos começarem exercícios em casa 

Os idosos podem seguir algumas dicas para começarem exercícios em casa. A primeira é consultar um médico e, depois de ter tudo em dia, buscar um profissional da área para definir quais exercícios serão realizados. 

Outra dica é acompanhar canais no YouTube ou até mesmo seguir alguns professores nas redes sociais, pois eles estão sempre disponibilizando aulas e explicando sobre a maneira correta de realizar determinado movimento ou exercício. 

Qual o melhor horário para exercícios em casa? 

Cada um pode fazer a atividade física no momento que preferir, mas é fundamental respeitar um período de pelo menos 2 horas após alguma refeição para dar início à prática. Alguns podem preferir se exercitar logo de manhã cedo e outros no fim do dia. 

O ideal é que se alimentem, aguardem o tempo indicado e então se exercitem. Pode ser ainda de manhã, entre o café e o almoço. 

Locais adequados para exercícios de idosos em casa 

Tudo vai depender do tamanho da sua casa e das peças que ela dispõe, mas o local mais adequado é aquele que estiver mais livre de móveis e empecilhos que podem ficar no caminho e lhe impedir de realizar os movimentos da forma correta. 

Busque a varanda ou o quintal da casa, por exemplo, e se morar em apartamento, afaste os móveis da sala ou de algum quarto, garantindo espaço suficiente para se exercitar sem se machucar. 

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